Raíz da Iniquidade

    O problema do filho mais velho na parábola do filho pródigo na bíblia é que ele tinha cobertura(proteção), mas não criou raízes(Vínculos). E o problema do filho mais novo é que ele tinha asas (sabia voar), mas não aceitava cobertura(proteção).

     

    Raiz de Iniquidade: O apostolo Luiz Hermínio tem uma frase interessante que diz:

    “O diabo não derruba ninguém, ele só faz a proposta, a pessoa que se joga.” Essa frase ilustra bem uma fase na vida de um certo homem de Deus que cometeu muitas falhas em sua vida.

    Primeiro, traiu um leal amigo cometendo adultério com sua esposa, logo em seguida mandou assassinar este amigo para esconder seu erro, depois de se tornar um traidor, assassino e esconder tudo isso, iniciou-se em sua vida um processo de dor e desonra.

    Estamos falando do grande Rei Davi! Um homem segundo o coração de Deus!

    Este homem que um dia da sacada de seu palácio ouviu uma proposta de Satanás e não resistiu, se jogou no pecado.

    Porque este que foi um dos maiores adoradores que já pisaram nesta terra não resistiu a tentação proposta pelo diabo e caiu nela?

    A resposta está na raiz de iniquidade, que havia em sua vida!

    Estudando a vida do Rei Davi, entendemos que provavelmente ele nasceu do adultério de seu pai, pois no Salmo 51:5 ele diz: “Eis que em iniquidade (pecado repetido rotineiramente) fui formado, e em pecado me concebeu a minha mãe.”

    Segundo a bíblia a iniquidade é um pecado com raízes profundas. O iniquo, é o indivíduo que está acostumado a pecar, não se importando mais com as consequências ou tendo vergonha de cometê-lo.

    Outra pista da bastardia de Davi é que quando o profeta Samuel pede para Jessé seu pai reunir todos os filhos, Jessé exclui Davi deixando ele onde se  encontrava, no campo cuidando das ovelhas e naquela época a tarefa de cuidar dos animais era dos servos ou dos filhos bastardos pois os filhos legítimos eram preparados para administrar o legado  deixado pelo  pai ou se tornarem guerreiros, nunca cuidar de animais, que era considerado um trabalho sujo e sem nobreza(por isso o filho prodigo foi relegado a este trabalho quando chegou ao fundo do poço).

    Outra pista é que oos bastardos geralmente não guerreavam, eles só podiam servir os guerreiros como os demais servos do reino levando mantimentos e outras tarefas menos nobres.

    Havia uma raiz de iniquidade na vida de Davi na questão do adultério que lhe foi passada como herança espiritual, pois iniquidade é isso “um pecado que passa de geração em geração” e no caso dele foi herdado de seu pai Jessé e depois passado aos seus filhos, pois seu filho Amnom cometeu incesto, estuprando sua meia irmã Tamar como está em 2 Samuel no cap 13, no verso 2 por exemplo diz: “Amnom se consumia de tal modo por Tamar sua irmã a ponto de ficar doente pois ela era virgem.

    E seu filho Absalão sabendo do acontecido protegeu a Tamar do acontecido e preparou um plano plano para tirar a vida de seu irmão Amnom, ele esperou por dois anos para executar seu plano. (vs 20-23)

    Em uma festa que ele preparara vieram Absalão e seus homens e mataram Amnon(vs 28-29) consequência e herança de mais um pecado do seu pai Davi que havia assassinado Urias para esconder seu pecado com Batseba, e o mesmo Absalão depois e deita com as mulheres de seu pai, cometendo o mesmo tipo de pecado que seu pai havia cometido.

    Retornando ao início do texto vem a pergunta, “como resolver a questão da raiz de iniquidade?”

    Fazendo o que Davi fez no Salmo 51, ou seja confessando, arrependendo e tratando profundamente dessas raízes de iniquidade.

    O motivo de Deus ter declarado que Davi era um homem segundo o coração de Deus é o fato de que Davi sempre tivera um coração quebrantado, e só quem se quebranta busca arrependimento.

    Confessando os pecados deixando de pecar e buscando cura para a alma.

    A bíblia diz que um coração quebrantado e contrito Deus não desprezará, esta é a maneira de alcançarmos a cura e a libertação por completo, nos quebrantando e nos rendendo ao nosso amado pai…

    2 Comentários

    1. Claudia Paiva disse:

      Deus trabalha em mim, para abençoar minha geração através de mim. #remidorageracional

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *